O que é a depilação à laser?

Pelos indesejáveis constituem sempre um problema estético. Até mesmo pelos normais de áreas como axila e virilha acabam se transformando em incômodo considerável em função da frequente necessidade de se submeter a processos desagradáveis e pouco eficientes de remoção.

Uma nova tecnologia vem sendo utilizada para tratar pelos indesejáveis. Com o uso da energia luminosa o LASER e a LIP, LUZ INTENSA PULSADA destrói não só o pelo, mas também o folículo que o produz, conseguindo diminuir muito o número de pelos e os que restam diminuem de espessura.

Esta tecnologia tem sido bastante recomendada tanto em situações terapêuticas para o tratamento de pelos encravados e foliculites (inflamações do folículo do pelo) em áreas como virilha, axila, pernas e barba, como de forma estética para retirada de pelos indesejáveis em áreas diversas. É importante uma avaliação dermatológica inicial para identificação da causa do excesso de pelos, que pode ser por distúrbios hormonais, uso de medicação ou mesmo por condição genética. Uma avaliação hormonal pode auxiliar nesta fase.

Esta avaliação ainda serve para o dermatologista certificar-se de que não existe nenhuma doença dermatológica que possa ser prejudicada com a luz. O tratamento não é indicado para gestantes, mães em fase de amamentação, e pessoas com doenças de pele como vitiligo ou com tendências a formar queloides.

Na Clínica Ponzio, esta avaliação e orientação é realizada por médico dermatologista e é gratuita (exclusivamente para depilação).

O tratamento de pelos é eficiente, mas muitos mitos devem ser esclarecidos para que os resultados, muito bons, sejam realistas.

Qual o mecanismo de ação da luz para remoção do pelo?

O princípio de ação é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas a exposição da luz.

No caso da depilação, a Melanina presente no pelo, recebe a maior parte da energia, enquanto a pele recebe menos. A Melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz, transmite ao folículo piloso, que acaba sendo destruído.

Quais áreas podem ser tratadas?

Praticamente todas, porém não se utiliza o método em regiões muito próximas aos olhos, como sobrancelhas.

É necessário deixar os pelos crescerem muito antes do tratamento?

Não há necessidade dos pelos estarem longos, mas os mesmos devem estar presentes dentro do folículo para absorver a luz. Portanto, para melhores resultados, é aconselhável não arrancar os mesmos por um período de aproximadamente 30 dias. O uso de tesouras, giletes ou cremes depilatórios que dissolvem os pelos não diminui a eficácia do tratamento.

O tratamento é dolorido?

Normalmente o tratamento é bem tolerado, mas em alguns casos é necessário o uso de cremes anestésicos.

Quantas sessões são necessárias?

Depende da área a ser tratada, da cor do pelo e da pele. Cada indivíduo reage de uma maneira, mas para a remoção completa, múltiplos tratamentos são necessários.

Os resultados são definitivos?

O termo Depilação Definitiva não é apropriado já que nenhum equipamento de LASER ou LUZ PULSADA hoje disponível na medicina é capaz de realizar uma depilação definitiva de todos os pelos. Mas, muitos equipamentos conseguem uma depilação definitiva da maioria dos pelos e com a manutenção, consegue-se resultados muito próximos do ideal da Depilação Definitiva.

Quais os riscos da depilação com o Laser e LIP?

O maior risco é a absorção da luz pelos olhos, portanto o uso de óculos protetores é obrigatório. Efeitos colaterais são bastante raros. Alguns pacientes, principalmente os mais morenos, podem cicatrizar com aumento ou diminuição local da pigmentação, o que é sempre temporário.

Quais os cuidados necessários para o tratamento?

As áreas a serem tratadas devem ser protegidas por filtro solar algumas semanas antes e após a exposição à luz, pois os resultados são melhores na pele não bronzeada. Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve se submeter a uma consulta médica, com dermatologista, para certificar-se de que não apresenta nenhuma doença dermatológica que possa ser prejudicada com a luz.

Onde Estamos

Rua Anita Garibaldi, 188